RENAULT MÉGANE RS RECEBE VERSÃO TROPHY

O novo Renault Mégane RS Trophy surge para reforçar a gama Renault Sport e perfila-se com melhores performances e um maior temperamento desportivo. O objetivo é perpetuar “a linhagem das versões Trophy, desenvolvidas desde a primeira geração do Mégane RS”. Este modelo recebe “nova versão do motor 1.8L turbo, que debita 300 cavalos para um binário de 420 Nm, graças à utilização de tecnologias de vanguarda”, sublinha a marca francesa.

Motor pode ser combinado com caixa de velocidades manual ou EDC

Dotado das mais recentes inovações tecnológicas da Renault Sport em matéria de ligações ao solo, como seja o sistema 4CONTROL de quatro rodas direcionais e os amortecedores de batentes hidráulicos de compressão, o Novo Mégane RS Trophy está equipado de série com o chassis Cup, que se distingue pelas suspensões com maior rigidez e um diferencial autoblocante mecânico Torsen®.

Esta versão é, também, enriquecida com travões de disco dianteiros bimatéria, jantes de 19’’ específicas e um jogo de pneus Bridgestone de elevadíssimo desempenho, que pode ser combinado com as novas jantes de liga leve exclusivas.

Para oferecer as sensações mais genuínas pode ser equipado com uma nova geração de bancos dianteiros Recaro revestidos a Alcântara®.

Mesmo com um temperamento vincadamente desportivo, a versão Trophy continua a ser perfeitamente utilizável no dia-a-dia, explorando todas as tecnologias do Mégane RS, nomeadamente:

  • A possibilidade de escolher entre vários modos de condução, através do Multi-Sense;
  • O extraordinário desempenho do sistema de iluminação R.S. Vision.
  • O sistema de telemetria e de recolha de dados R.S. Monitor.

Motor com elevado desempenho

A turbina, que roda a uma velocidade de aproximadamente 200 000 rpm, está agora montada num rolamento de esferas de cerâmica. Mais leve, mais resistente e mais lisa que o aço, a cerâmica contribui para limitar as fricções. Esta tecnologia permite dividir, por três, a fricção relativamente à tecnologia habitualmente aplicada (película de óleo). Daqui resulta uma redução do tempo de resposta do turbocompressor.

Além do turbocompressor, a nova linha de escape constitui o segundo fator responsável pela melhoria dos desempenhos do motor. Foi integrada na panela de escape traseira uma válvula mecânica que influencia a sonoridade. Esta novidade é também uma estreia na gama RS.
A posição da válvula, comandada automaticamente em função do modo Multi-Sense selecionado, do regime e da carga do motor, oferece uma dupla sonoridade:

  • Quando a válvula está fechada, os gases de escape seguem uma trajetória concebida de forma a filtrar as baixas frequências, responsáveis pelo fascinante som rouco, e tratar as frequências médias. A sonoridade é então desportiva e confortável para uma utilização no dia-a-dia.
  • Quando a válvula está aberta, a menor resistência à passagem dos gases permite que estes efetuem um percurso mais direto. Todo o potencial desportivo do motor pode então exprimir-se plenamente, tanto em desempenhos como em sonoridade.

O melhor chassis da Renault Sport

Este novo modelo beneficia de todas as inovações apresentadas no Mégane RS, começando pela tecnologia 4CONTROL. Este sistema de quatro rodas direcionais permite melhorar a agilidade nas curvas apertadas e a estabilidade nas curvas rápidas.

  • A baixa velocidade, as rodas traseiras viram no sentido oposto ao das rodas dianteiras, com um comportamento incisivo para oferecer uma direção mais direta e uma sensação de extraordinária agilidade, inédita num veículo de tração dianteira.
  • A alta velocidade, todas as rodas, dianteiras e traseiras, viram no mesmo sentido para obter um equilíbrio perfeito do trem traseiro e uma maior estabilidade.
    Um diferencial autoblocante mecânico Torsen;
    Amortecedores 25% mais rígidos e molas 30% mais firmes;
    Barras estabilizadoras mais rígidas em 10%.

De série está equipado com discos de travões dianteiros bimatéria. Com uma redução de 1,8 kg por roda em termos de massas não suspensas, oferecem uma melhor dissipação do calor em utilização intensiva, para obter uma melhor resistência. Caraterística distintiva dos chassis Cup, os estribos Brembo® estão pintados de vermelho.

Design vincadamente RS

O Novo Renault Mégane RS Trophy distingue-se, desde logo, pelo Amarelo Sirius, a cor emblemática das versões Trophy. Todas as cores do catálogo de cores do Mégane RS continuam evidentemente disponíveis.
Com um design ao serviço do desempenho, reforçado pelas múltiplas referências ao mundo da competição automóvel também este Renault é naturalmente expressivo desde logo pelo:

  • O stripping TROPHY aplicado na lâmina F1.
  • O desenho específico das jantes de 19’’ Jerez, inspirado no concept Renault Sport R.S.01. O nome das jantes foi escolhido em homenagem ao circuito onde o R.S.01 efetuou as suas primeiras voltas de apresentação ao público.

O comentário de Nico Hülkenberg, piloto da Renault Sport Formula One Team e embaixador da Renault Sport: “Estando ligado, desde o ano passado, ao processo de desenvolvimento do Mégane RS, estou muito feliz por ver a família crescer, com uma versão ainda mais desportiva! Cada novidade integrada no novo Renault Mégane RS Trophy está vocacionada para reforçar as capacidades desportivas. É evidente que é positivo dispor de mais potência, de uma ligação à estrada ainda melhor, graças aos pneus e de poder contar com uma força de travagem de nível superior. Gostei também muito da sensação transmitida pelos novos bancos: o poder de retenção durante a utilização desportiva é excelente”.

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Fonte: Renault Portugal Fotos: Groupe Renault

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